quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Um pensamento por dia

Eu detesto a partilha compulsiva de citações que abunda lá para os lados do Facebook. Refiro-me àquelas frases feitas que já estão prontinhas para aviar, emolduradas em quadrozinhos, alguns sóbrios, outros ostentando criancinhas sorridentes e de chapéus de palha, ou adornados com motivos fantasiosos e de brilhos ofuscantes . Há quem o faça a toda a hora, sem se cansar, partilhando todo o tipo de afirmações - alegres, tristes, trágicas, cómicas, inteligentes, estúpidas, assustadoras, reconfortantes, lógicas, sem sentido, ... - de autores também diversos e, muitas vezes, sem sequer se questionar se aquele pensamento será realmente da responsabilidade da pessoa ali indicada. E a verdade é que, por vezes, não é!

Mas a questão que me coloco tem mais a ver com a quantidade do que propriamente com a qualidade. Já ninguém sabe o que significa «Pensamento do dia»? Sim, gente, PENSAMENTO no singular! Um só! «Unzinho»!!! Para podermos lê-lo com vagar, digeri-lo bem, andarmos a remoê-lo o resto do dia, talvez partilhá-lo ao almoço ou ao café com um amigo e, quem sabe, partir daí para uma boa reflexão ou até uma discussão saudável? Um pensamento por dia é suficiente, pessoas!!! Não tenham pressa!! Para quê tanta sofreguidão na publicação de pensamentos?? Até porque cada um vós não teve a ideia sozinho! Outros também viram um quadrozinho com uma citação e não hesitaram em divulgá-lo. O exagero de pensamentos partilhados por uma mesma pessoa gera confusão, banaliza as ideias e desvaloriza a intenção reflexiva que, até, poderia estar por detrás de tal partilha!

Tendo isto em conta, decidi deixar aqui UM pensamento que hoje me obrigou a parar para refletir sobre ele, e o resultado foi um pequeno sorriso. Sim um pequeno sorriso, o sorriso de quem pensou sobre o que leu, compreendeu e guardou, de tanto sentido que fez. Não sei se o autor é mesmo este, mas, por agora, vou confiar que sim.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário