domingo, 11 de agosto de 2013

Cinema e Sonoridades...

Ontem, finalmente, tirei um tempinho para (re)ver «Os Condenados de Shawshank», de Frank Darabont (1994), que adaptou ao cinema um romance de Stephen King. (Obrigada, C.!) Há uma cena dedicada à importância que a música pode ter para quem vive numa prisão, como é o caso das personagens principais do filme. Assim, a certa altura, uma delas, Andy Dufresne, interpretada por Tim Robbins, consegue pôr uma área de ópera a ouvir-se por todo o recinto prisional, deixando paralisados e estupefactos de prazer todos os condenados que lá cumpriam a sua pena. Depois de um castigo de uma semana passada na solitária, a personagem conversa com os amigos e diz o seguinte:
 
«Precisamos de música para não esquecermos... que há sítios no mundo que não são de pedra, que há algo dentro de nós onde eles não chegam, em que não podem tocar. É nosso. A esperança.»
 
 
Como proposta de sonoridade para hoje, não vou deixar a área de ópera com que, por momentos, Andy Dufresne «libertou» os companheiros de martírio, mas a canção If I didn't care, na interpretação do agrupamento The Ink Spots, que faz parte da banda sonora do filme e que eu acho muito bonita.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário