terça-feira, 13 de agosto de 2013

Arte

Adoro fotografia, principalmente quando, além de arte, é documento histórico...


Fotos de Eduardo Gageiro - da Revolução de 25 de abril de 1974 à Mulher Portuguesa...
 
 
 
Há já um tempo que andava curiosa acerca da fotografia de Eduardo Gageiro, mas ainda não tinha investigado sobre o assunto. Ouvi pela primeira vez falar deste nome no programa radiofónico «A Força das Coisas» (Antena 2) e, depois, num outro programa, da Antena 1, «Vidas que contam».  As suas fotografias estão repletas de História e algumas delas possibilitaram mesmo o registo para memória futura de momentos que o fotógrafo testemunhou durante a Revolução de 25 de abril de 1974. Uma destas fotos (a do General Spínola) valeu-lhe mesmo um prémio do World Press Photo.

Foi no  programa «Vidas que contam» de domingo passado, 11 de agosto de 2013, que o ouvi discorrer sobre algumas dessas suas fotos e a importância que tem a História que contam. Fiquei sobretudo impressionada pelo modo como falou da Mulher da Nazaré (destacada acima!), uma foto que mostra a miséria que se vivia em Portugal durante o Estado Novo e que, por isso, foi razão para Eduardo Gageiro ter sido preso pela PIDE. A mulher da Nazaré não é mais do que uma pobre viúva que ganhava o pão na praia, ajudando os pescadores em tarefas duras e mal pagas. No entanto, a foto não evidencia só a sua mísera condição, também transmite a sua capacidade de liderança, a sua força, a determinação com que cumpre a sua missão, caminhando e agarrando a corda sem sequer olhar para trás. A indumentária negra e triste endurece-a e, ao mesmo tempo, mostra a sua vulnerabilidade, a vulnerabilidade de quem luta só, sem qualquer aparo.
 
De determinação, altivez, emancipação e independência femininas também falam as fotos com que o mesmo fotógrafo eternizou Sophia de Mello Breyner Andresen e Amália Rodrigues...

(Fotos retiradas de Google)
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário